Na noite de ontem (04/12) estiveram reunidos os articuladores e articuladoras do Pará, estando presente os representantes dos municípios de Belém, Ananindeua, Barcarena, Cametá, Tucuruí, São Felix do Xingu, Tucumã e Brasil Novo. O objetivo da reunião foi para realizar um momento de partilha e conversa sobre a possibilidade da realização do encontro de avaliação e planejamento que é tradicionalmente realizado em nível de estado no inicio do ano e também a escola de formadores. Após a apresentação de todos os presentes iniciou o momento da partilha com a seguinte pergunta: ''Como está a caminhada das SMP em sua localidade?''.
Das partilhas brotaram as boas notícias e as preocupações e desafios em relação a SMP em suas realidades. E ficou claro que as boas notícias vem da insistência e da persistência dos leigos e leigas em querer avançar no trabalho missionário nas Paróquias e Dioceses, seguindo as orientações do Papa Francisco, que vem insistindo para que igreja seja cada vez mais próxima do povo e com isso garantir o crescimento e o fortalecimento das comunidades, pois devido o atual modelo de igreja que se tem vivido, estão ficando muito fragilizadas, muitas comunidades se encontrando na UTI. E isso muito nos preocupa, pois as comunidades são espaços de acolhida do povo e de vivência dos Valores do Reino, escola de formar lideranças, cidadãos e cidadãs do Reino de Deus, como nos ensinou Pe. Mosconi.
As preocupações e os desafios estão relacionados a resistência do clero ao trabalho missionário e consequentemente da SMP. Não somente ao trabalho desenvolvido pelas SMP, mais também a todo esse modelo de igreja libertadora, em saída, Sinodal.
Concluído o momento da partilha e escuta, decidiram por unanimidade realizar o encontro de avaliação e planejamento das SMP a nível estadual com a indicação para ser realizado nas datas de 14 a 15 de Março na Paróquia São José das Ilhas- Cametá/Pa. O encontro antecedera a grande Semana missionária que a paroquia ira promover do dia 15 a 23 março 2024. Foi apresentado o calendário oficial da OSMP que está sendo construído com datas de retiros, formações, encontros e reuniões e que no inicio do ano que vem será publicado no site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário